Punições, abuso e emoções descontroladas

A maioria dos abusos contra animais decorre de sentimentos humanos desequilibrados e de nossas energias negativas reprimidas. Assim como não adianta os pais punirem a criança quando estão fora de controle, é inútil extravasar sua raiva ou infelicidade maltratando um animal que não compreende o motivo de sua frustração.

E, por mais dificil que seja admitir, amor também não é o suficiente - nem para os animais nem para os seres humanos! Sempre falamos que, se o amor bastasse para transformar um comportamento indesejado em bom comportamento, não haveria pessoas desequilibradas no mundo! Da mesma maneira, se o amor bastasse para transformar  seu cão no animal perfeito, ele pensaria: Meu dono me ama tanto, não vou querer morder os outros na rua durante o passeio. É claro que seu cachorro não pensa assim.
Ele não consegue raciocinar nem avaliar o próprio comportamento. Isso é um motivo suficiente para nunca permitir que seu cão o "provoque". Nunca, nunca corrija um animal quando estiver bravo ou frustrado. Quando você tenta corrigir seu cão demonstrando raiva, geralmente está mais fora de controle que ele. Está satisfazendo suas próprias necessidades, e não as do cão - e de modo profundamente prejudicial. Acredite: seu cão vai sentir a sua energia instável e geralmente aumentar o comportamento indesejado.
 
Lembre-se: seu cão é seu espelho. O comportamento que você recebe dele costuma ser, de certo modo, um reflexo seu.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem