Os cães precisam de liderança desde o dia em que nascem até o dia que morrem. Insitintivamente precisam saber qual é a posição que ocupam em relação a nós. Geralmente os donos de cães têm um lugar para os animais no coração, mas não na "matilha". É aí que os cães assumem o controle. Eles tiram vantagem de um ser humano que os ama, mas que não desmonstra liderança. Os cães não raciocinam. Eles não pensam: "Puxa, que bom que a pessoa me ama! Isso faz com que eu me sinta bem; nunca mais atacarei outro cão". Você não pode dizer a um cão o que diria a uma criança:"Se você não se comportar, não vai ao parquinho de cães amanhã". Um cão não consegue fazer essa conexão. Qualquer sinal de liderança deve ser dado a ele assim que o comportamento inadequado ocorre.
Liderar um cão num passeio - como provado pelos cães que vivem com moradores de rua - é a nelhor maneira de estabelecer liderança na matilha. É uma atividade que cria e fortalece os elos entre líder e seguidor.
Falaremos com mais detalhes sobre dominar a caminhada mais adiante, mas, por mais simples que pareça, esse é um dos segredos para criar estabilidade na mente do cão.
Por isso, aqui no Matilhar o passeio é inegocíavel para que consigamos melhorar a qualidade de vida de um aluno de nossa matilha.
Popoldo leu e concordou plenamente! 🥰
ResponderExcluirPostar um comentário