Lidere seu cão ou seja liderado por ele (continuação)

Pense num escritório cheio de funcionários. O que aconteceria se todos chegassem e fossem embora quando quisessem, fizessem quatro horas de almoço e brigassem entre si e com o chefe o dia todo? Seria una situação de caos certo? Você não vê como "fraco" um funcionário que chega no horário, se dá bem com os colegas e realiza seu trabalho sem criar conflitos, não é? Você o vê como colaborador, como um bom membro da equipe. Mas, para que exista uma "equipe", esse funcionário tem de aceitar certo grau de submissão. Tem de compreender implicitamente que o chefe toma decisões e que é sua obrigação segui-las.

Correndo risco de ser considerado politicamente incorreto, ainda usamos o termo dominante e submisso. Para nós, eles descrevem bem a estrutura social do cães. Para um cão, não existe julgamento na questão de quem é dominante e quem é submisso, seja numa matilha de vários cães, seja numa de apenas um cão e um ser humano. Um cão não leva pro lado pessoal o fato de você tirar dele o papel de "líder". Pelo que já observamos, a maioria dos cães conseguem relaxar mais e viver uma vida menos estressada por saber que o dono é o líder.

Fomos nós, seres humanos que os integramos ao nosso mundo, existem decisões diárias complicadas que precisam ser tomadas para as quais a natureza canina não os preparou.

Seja o LIDER do seu cão direcione e o diga o que fazer o tempo todo, cães que tem livre arbítrio demais se colocam em risco o tempo todo.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem